quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Espíritas realizam solenidade de comemoração dos 60 anos da Caravana da Fraternidade no Cajueiro de Humberto de Campos
Mais de cem pessoas compareceram às comemorações.
A presidente da Federação Espírita Piauiense, Rosa Maria Araújo, iniciou a homenagem fazendo um relato sobre a finalidade da criação da caravana e programação realizada pelos caravaneiros, com destaque para a visita da caravana a Parnaíba e fundação da Federação Espírita Piauiense. A presidente lembrou que, o movimento espírita do Piauí comemora os 60 anos da Caravana da Fraternidade e, também, os 60 anos da fundação da Federação Espírita Piauiense.
José Lucimar de Oliveira, vice-presidente da Fepi, fez a leitura de cartas psicografadas por Alarico da Cunha, em que o espírito Humberto de Campos saúda os caravaneiros e faz referencia ao seu cajueiro na cidade de Parnaíba.
Encerrando a programação, Marco César Rocha, convidado da Fepi, realizou a palestra – Tributo a Chico Xavier, encerrando a programação do centenário de Chico Xavier, em Parnaíba.
Uma brisa suave se fez sentir no ambiente, agitando todas as folhas do cajueiro de Humberto de Campos, como a registrar a presença dos companheiros que, em caravana, continuam o trabalho de propagação da Doutrina Espírita.
O ambiente da praça foi preparado pela Secretaria de Cultura de Parnaíba, que providenciou limpeza, iluminação e dispôs de cem cadeiras para acomodação do público.
Por Dora Rodrigues
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
FEPI realiza comemoração dos 60 anos da Caravana da Fraternidade
Convidamos os dirigentes e trabalhadores das Casas Espíritas do Estado do Piauí para as comemorações dos 60 anos da Caravana da Fraternidade e da Federação Espírita Piauiense.
PROGRAMAÇÃO
21/11 (dom)
Local: Federação Espírita Piauiense
18h – Momento de Arte – Abertura
18h15 – Palestra: Bezerra de Menezes e a Unificação
Palestrante: Isbael Emídio (PI)
23/11 (ter )
Local: Federação Espírita Piauiense
18h30 – Os 60 anos da FEPI.
Expositora: Rosa Maria Araújo (PI)
24/11 (qua )
Local: Federação Espírita Piauiense
16h – Palestra: Lições Fraternas.
Palestrante: Ruth Meireles (PI)
25/11 (qui)
Local: Praça do Cajueiro de Humberto de Campos - Parnaíba
19h – Momento de Arte
19h15 – Tema: Homenagem a Caravana da Fraternidade.
20h – Tributo a Chico Xavier.
Expositor: Marco César Rocha (PE)
26/11 (sex)
Local: Federação Espírita Piauiense
19h – Palestra: União Fraternal
Palestrante: Marco César Rocha (PE)
– Homenagem aos fundadores da FEPI.
27/11 (sab)
Local: Federação Espírita Piauiense
17h – Encontro com os trabalhadores e
estudantes da FEPI
Tema: O trabalhador na seara espírita:
união e compromisso.
Expositor: César Soares dos Reis (RJ)
19h – Momento de Arte
19h15 – Palestra: A Caravana da Fraternidade –
um Projeto Divino.
Palestrante: César Soares dos Reis (RJ)
20h10 – Lançamento da revista da FEPI.
– Relançamento do livro Conversando
com Divaldo.
20h30 – Coquetel de confraternização.
28/11 (dom)
Local: Federação Espírita Piauiense
9h – Dialogando com os dirigentes e
trabalhadores dos Centros Espíritas.
Tema: Aproximar e Unificar
Dialogador: César Soares dos Reis (RJ)
18h – Palestra: “Amai-vos e Instruí-vos”.
Palestrante: César Soares dos Reis (RJ).
19h – Encerramento
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Tem inicio a XXI Semana Espírita Humberto de Campos
Espíritas, simpatizantes, convidados e algumas autoridades se fizeram presentes ao evento que deu por inicio a XXI semana espírita Humberto de campos, evento organizado e promovido pelo movimento espírita de Parnaíba que compreende cerca de 08 casas no total.
A secretária de cultura Fátima Cármino participou da palestra e disse sentir-se muito satisfeita em poder integrar as atividades culturais de Parnaíba, envolvendo inclusive, os movimentos religiosos. “muito me sensibiliza a doutrina espírita e sinto pena daqueles que não conseguem absorver a sua filosofia, assim como sinto pena daqueles que tem uma mentalidade tribal, achando que somos superiores aos outros por conta de nossa religião”, pontuou.
A programação que teria início no memorial de Humberto de Campos, que fica na Academia Parnaibana de Letras, sofreu alteração e por isso foi realizada na praça da graça em frente a câmara de vereadores.
O primeiro palestrante foi Daniel Ciarlini que abordou Humberto de Campos Homem, tratando de toda sua trajetória de vida. Daniel narrou algumas passagens descritas pelo próprio autor em diversas obras, além das descrições e comentários tecidos por outros notáveis críticos literários ou mesmo familiares do maranhense. Em seu discurso, não omitida a passagem de Humberto de campos por Parnaíba e comparou a crônica sobre o cajueiro com o movimento político econômico que a cidade vivia.
Já Ricardo Gomes , trouxe em questão Humberto de Campos enquanto espírito apresentando obras escritas pelo cronista através da psicografia de Chico Xavier. Ricardo abordou e deu destaque para o trágico momento em que a família Campos decidiu por processar a Federação Espírita Brasileira por usar o nome do autor cobrando direitos autorais das publicações. “Humberto não desistiu, e adotou o pseudônimo de Irmão X”, disse. Ricardo informou também acerca das críticas ocorridas em todo o mundo por Humberto de Campos estar agora produzindo “do além”.
sábado, 16 de outubro de 2010
XXI Semana Espírita Humberto de Campos

No dia 10 de novembro de 2008, o prefeito José Hamilton sancionou a lei número 2449, que entrou em vigor na mesma data, ficando assim “instituído o Dia da Memória da Parnaíba, a ser celebrado anualmente dia 25 de outubro”. A partir dessa data, a programação espírita passou a ser realizada com o apoio da Secretaria de Cultura de Parnaíba.
Um outro fato que engrandeceu a programação da Semana Espírita, foi a inauguração do Memorial de Humberto de Campos, que juntando-se ao Cajueiro de Humberto de Campos, passa a fazer parte da programação da Semana Espírita.
A Semana Espírita inicia dia 24 e encerra dia 31 de outubro, tendo como tema central "Parábolas e ensinos de Jesus".
PROGRAMAÇÃO SEMANA ESPÍRITA
24.10 – Humberto de Campos – o Homem, o Espírito
Horário: 19:00h – Memorial de Humberto de Campos
Prédio da APAL - Academia Parnaibana de Letras
25.10 – Parábola do bom samaritano
Horário: 19:30h - Centro Espírita a Caminho da Luz
Av. N. S. de Fátima, 1170 Bairro – Fátima
26.10 – Parábola dos talentos
Horário: 19:30h - Centro Espírita Caridade e Fé
Rua Samuel Santos, 284 Bairro - São Francisco
27.10 – Parábola do festim de núpcias
Horário: 19:30h - Centro Espírita Semente Cristã
Rua Bolívia, quadra 25 - Casa 10 Bairro - Nova América
28.10 – Parábola os trabalhadores da última hora
Horário: 19:30h - Centro Espírita Humberto de Campos
Rua Franklin Veras, 799 Bairro - São Francisco
29.10 – parábola do semeador
Horário: 19:30h - Centro Espírita Vida e Progresso
Rua Vera Cruz, 647 Bairro - São José
30.10 Palestra “Tormentos Voluntários”
Horário: 19:30h – Auditório da Uespi
Fernando Aragão – Federação Espírita do Estado do Ceará
31.10 – Momento cultural com homenagens do Movimento Espírita a Humberto de Campos
Horário: 18:00h - Cajueiro de Humberto de Campos
sábado, 2 de outubro de 2010
3 de outubro - Aniversário de nascimento de Allan Kardec

Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdum, Suíça, tornou-se um de seus discípulos mais eminentes.
Foi membro de várias sociedades sábias, entre as quais a Academie Royale d'Arras. De 1835 à 1840, fundou em seu domicílio cursos gratuitos, onde ensinava química, física, anatomia comparada, astronomia, etc.
Dentre suas inúmeras obras de educação, podemos citar: "Plano proposto para a melhoria da instrução pública" (1828); "Curso prático e teórico de aritmética (Segundo o método de Pestalozzi)", para uso dos professores primários e mães de família (1829); "Gramática Francesa Clássica" (1831); "Programa de cursos usuais de química, física, astronomia, fisiologia"(LYCÉE POLYMATIQUE); "Ditado normal dos exames da Prefeitura e da Sorbonne", acompanhado de "Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas (1849).
Por volta de 1855, desde que duvidou das manifestações dos Espíritos, Allan Kardec entregou-se a observações perseverantes sobre esse fenômeno, e, se empenhou principalmente em deduzir-lhe as conseqüências filosóficas.
Nele entreviu, desde o início, o princípio de novas leis naturais; as que regem as relações do mundo visível e do mundo invisível; reconheceu na ação deste último uma das forças da Natureza, cujo conhecimento deveria lançar luz sobre uma multidão de problemas reputados insolúveis, e compreendeu-lhe a importância do ponto de vista religioso.
As suas principais obras espíritas são: "O Livro dos Espíritos", para a parte filosófica, e cuja primeira edição surgiu em 18 de Abril de 1857; "O Livro dos Médiuns", para a parte experimental e científica (Janeiro de 1861); "O Evangelho Segundo o Espiritismo", para a parte moral (Abril de 1864); "O Céu e o Inferno", ou "A Justiça de Deus segundo o Espiritismo" (Agosto de 1865); "A Gênese, os Milagres e as Predições (Janeiro de 1868); "A Revista Espírita", jornal de estudos psicológicos.
Allan Kardec fundou em Paris, a 1º de Abril de 1858, a primeira Sociedade Espírita regularmente constituída, sob o nome de "Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas".
Casado com Amélie Gabrielle Boudet, não teve filhos.
Trabalhador infatigável, desencarnou no dia 31 de março de 1869, em Paris, da maneira como sempre viveu: trabalhando.
("Obras Póstumas", Biografia de Allan Kardec, edição IDE)
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Retorna à pátria espiritual Heli Nunes
Heli Nunes foi um dos fundadores do orfanato Maria João de Deus em Teresina e Centro Espírita Florence Nightingale em Picos.
“Sua vida era fazer o bem. Ele era extremamente desprendido e fazia trabalhos voluntários”, revelou Ana Coelho, esposa do sobrinho de Heli, procurador Virgulino da Silva Coelho Neto.
Heli Nunes é pai do poeta Torquato Neto um dos poetas do tropicalismo que morreu no dia 10 de novembro de 1972. Ao saber da tragédia que tirou a vida do filho, Heli Nunes decidiu imediatamente adotar 30 crianças e montou uma creche.
Nos últimos dias afirmou que sua missão estava cumprida.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Centro Espírita Humberto de Campos comemora 54 anos de fundação
A solenidade contou com a presença dos trabalhadores da instituição, público freqüentador das reuniões e companheiros de Ideal espírita.
Rosário Lira, uma das fundadoras da instituição e vice-presidente, teceu comentários sobre o trabalho realizado pelos membros fundadores, relembrando o esforço de seu pai, Sr. Liduíno e sua mãe, assim como, do Sr. Cecílio que, em vida foram doação à causa do Espiritismo em Parnaíba. Em seguida leu mensagens recebidas da FEPI e companheiros que encontram-se ausentes da cidade e que enviaram mensagens parabenizando a instituição.
A solenidade teve início ao som da bela música espírita na voz da cantora Vera Lúcia e em seguida foi realizada a palestra, Espiritismo – Uma nova era para a Humanidade, por Dora Rodrigues, presidente do Centro Espírita Semente Cristã.
Ao final da solenidade foi servido um coquetel aos presentes na área social do centro.
Confira as palestras da semana no C. E. Lar de Caridade
Dia 18/09 às 18h30min ( sábado) – "O Diálogo na Família” – José Adilson
O C. E. Lar da Caridade se localiza na Rua Bonifácio de Carvalho 4532, Novo Jockey, CEP:64055-370 - Teresina/PI
Maiores informações no blog: http://www.celardacaridade.blogspot.com/
Confira as palestras da semana na Federação Espírita Piauiense
22/09/10 (domingo) - 18h – A Raiva e o Transtorno Emocional na Familia – Alcionira
24/09/10 (quarta-feira) - 16h – Conflitos Existenciais – Carlos Alberto Sousa
CFN promove seminários sobre unificação e 60 anos da “Caravana da Fraternidade”
Mostra Espírita 2010 homenageia Chico Xavier
A Federação Espírita Pernambucana informa que ainda há ingressos à venda e convida a todos para que participem desse evento que este ano homenageia o Centenário de nascimento de nosso amado Chico Xavier.
Serão momentos inesquecíveis de congraçamento entre os espíritas e irmãos de outras denominações religiosas que assistem a Mostra Espírita com isenção e vêem nela uma oportunidade de aprendizado e de maior conhecimento da Doutrina Consoladora de Nosso Mestre Jesus Cristo.
A programação da Mostra Espírita deste ano de 2010 está composta de palestras com expositores convidados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Brasília, além de momentos culturais onde a arte espírita se fará representar por meio de peças de teatro, apresentações musicais, entrevistas e depoimentos de companheiros que conviveram com nosso querido Chico.
Expositores convidados:
Pernambuco – Frederico Menezes, Sérgio Ramos, Angela Menezes e Spencer Júnior.
Rio Grande do Norte – Sandra Borba.
Minas Gerais – Marival Veloso, Juselma Coelho, Wagner Paixão e Neusa Aparecida de Jesus.
Brasília/DF – Antonio César Perri.
Os ingressos encontram-se à venda na Livraria da FEP, nos seguintes horários de atendimento:
Segundas, quarta e domingos, à tarde – das 13h30 às 18h.
Terças, quartas e sextas, das 13h30 às 21h.
Sábados, pela manhã – das 08 às 12h
Nosso Lar é destaque em publicação internacional
domingo, 29 de agosto de 2010
Relato por Yvonne A. Pereira no 3º Congresso Espírita Brasileiro

Amigos e irmãos,abraço-os fervorosamente.
Nesta oportunidade, desejo compartilhar com os companheiros um fato relacionado ao suicídio que resultou numa série de ações, desenvolvidas ao longo de 18 meses, aproximadamente, mas cujo desfecho superou todas as expectativas,mesmo as inimagináveis.
As regiões de sofrimento onde vivem os suicidas, de todas as categorias, são inúmeras e vastas nos planos do Espírito. Brotam de um dia para outro, pois os excessos da Humanidade têm reduzido o tempo de reencarnação para um número significativo de pessoas. Os atentados contra a manutenção da saúde física, mental e psicológica atingem cifras realmente assustadoras. A campanha em Defesa da Vida, conduzida pelos espíritas, é ação que ameniza a situação. Mas algo mais intenso e abrangente, que envolva a sociedade, urge ser desenvolvido. Assim, passamos ao nosso relato.
Localizamos em determinado nicho, em nosso plano, uma comunidade de suicidas vivendo em situação precária, em todos os aspectos. Chamava a nossa atenção que tal reduto de dor nunca reduzia de tamanho. Ao contrário, contabilizávamos um número crescente, dia após dia. Procurando analisar a problemática por todos os seus ângulos, verificamos que no local, incrustado em espaço de difícil acesso, existia uma espécie de "escola" - se este é o nome que se pode utilizar - cujos integrantes se especializaram em indução ao suicídio: técnicas, recursos e equipamentos sofisticados eram desenvolvidos para que encarnados cometessem suicídio.
O suicida era, então, conduzido à instituição e, sob tortura, a alma sofredora fornecia elementos mentais que serviam de alimento à manutenção de diferentes desarmonias que conduzem o homem ao desespero. Fomos surpreendidos pela existência de tal organização e estarrecidos diante do fato, de como a alienação, associada à maldade, pode desestruturar o ser humano. Após tomar conhecimento dos detalhes, um plano de trabalho foi definido, depois que um mensageiro de elevada região veio até nós. Durante algum tempo pelejamos para sermos adequadamente preparados, inclusive aprendendo a liberar vibrações mais sublimadas, a fim de fornecer a matéria mental e sentimentos puros que pudessem erguer um campo de força energético ao redor do local.
Almas devotadas estiveram conosco permanentemente, instruindo-nos, fortificando-nos e nos revelando a excelsitude do amor. Entretanto, era preciso fazer algo mais. Desfazer a organização não representaria, em princípio, maiores problemas; o desafio seria convencer os instrutores a não fazer mais aquele tipo de maldade.Várias tentativas foram envidadas, neste sentido. Orientadores esclarecidos da Vida Maior foram rejeitados e até ridicularizados. Nada conseguíamos com os dirigentes daquela instituição, voltada para a prática do suicídio. Mas, a vitória chegou, gloriosa, no final da tarde do domingo último,¹ quando, convidados a participar do encerramento do Congresso, aqueles dirigentes presenciaram a luminosidade do amor. Conseguiram, finalmente, ver o significado da vida, a sua importância e fundamentos. Foram momentos de grande emoção que envolveu a todos nós, quando uma nesga de luz desceu sobre os encarnados e desencarnados no exato instante em que todos, em ambos os planos da vida, se deram as mãos e cantaram a música em prol da paz. A nesga de luz se alargou, cresceu, envolveu a todos. A força do amor jorrou plena e, em sublime explosão, rompeu o ar, circulou sobre a cabeça de todos, espalhou-se como poderosa onda para além do recinto, ganhando a cidade.
Brasília se nimbou de luz, no solo, nas águas. À nossa visão estupefata e maravilhada parecia que uma nova estrela estava surgindo. Os seres da Criação, vegetais, animais e hominais, os elementos inertes, rochas e minerais, as construções humanas, prédios, edifícios, avenidas, bancos, repartições públicas e privadas, residências, tudo, enfim, foi banhado por luz pura e cristalina que jorrava do Alto. Célere, a bela luminosidade espalhou do coração da Pátria para todos os recantos do Brasil, das Américas, da Europa, África, mais além, no Extremo e Médio Oriente, atingindo todos os continentes, países e cidades. Alcançou os polos do Planeta, girou em bailado sublime, por breves minutos ao redor da Terra e se prolongou mais além, emdireção ao infinito.
Jesus tinha se aproximado do Planeta, em brevíssima visita de luz, amor e compaixão.
Jamais presenciei tanta beleza e tanta paz !
Com afeto.
YVONNE PEREIRA
(Mensagem psicográfica recebida por Marta Antunes de Moura, na Federação Espírita Brasileira, e Brasília, no dia 22 de abril de 2010)
domingo, 8 de agosto de 2010
Paternidade: missão e dever

“É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. (...)
O Livro dos Espíritos - Questão 582
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
CENSO DEMOGRÁFICO - 2010
Considerando que a Federação Espírita Brasileira – FEB, não foi consultada por aquele órgão sobre o assunto;
Considerando que a esta altura, não há tempo hábil de tentar mudar programação estabelecida pelo IBGE;
Considerando ainda que a pesquisa nacional já se encontra em curso;
Recomendamos a todos os espíritas que, ao serem consultados pelos pesquisadores do IBGE e visando a inclusão de todos na contagem que se realiza, DECLAREM-SE KARDECISTAS, uma vez que NO FORMULÁRIO DO CENSO não foi registrada a palavra ESPÍRITA.
Brasília(DF), 02 de agosto de 2010
Federação Espírita Brasileira
Nestor João Masotti
Presidente
I Ciclo de palestras sobre mediunidade
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
Regenilze Sousa (86) 9971-5124
Lourismar Valente (86) 9979-1240
Helvídio Piauilino (86) 9997-5464
ou no
Centro Espírita Paulo de Tarso
Rua Manoel Domingues,2436 - Bairro Marquês - Teresina/PI
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Chico Xavier homenageado na Bienal do Livro de SP
Ele que psicografou mais de 400 livros será homenageado com vários títulos que serão lançados sobre sua vida e obra, além de uma exposição com réplicas em tamanho real de sua imagem com uma linha do tempo de todas as suas obras.
Na oportunidade das comemorações, serão lançados e relançados vários títulos, muitos deles acompanhados de uma sessão de autógrafos por seus autores, como é o caso da obra Depoimentos sobre Chico Xavier, uma coletânea de declarações de pessoas que conviveram com o saudoso médium, acopladas com o intuito de resgatar informações sobre sua vida e preservar sua memória, escrita por Antonio Cesar Perri de Carvalho, diretor da FEB (que assinará os livros no dia 12) e Oceano Vieira de Melo (no dia 22).
Outra obra que será lançada é Chico Xavier e Castro Alves, uma análise de 18 poemas mediúnicos de Castro Alves, transmitidos a Chico Xavier, destacando a sintonia entre o médium e o poeta e, ao mesmo tempo, recuperando informações históricas da civilização terrestre. A escritora do livro e diretora da FEB, Marta Antunes, tem presença marcada para o dia 21, no qual concederá autógrafos a seus leitores.
Confira as palestras da semana no C. E. Lar de Caridade
Dia 31/07 às 18h30min ( sábado) – "Os Profetas” – Kassandra Melo
O C. E. Lar da Caridade se localiza na Rua Bonifácio de Carvalho 4532, Novo Jockey, CEP:64055-370 - Teresina/PI
Maiores informações no blog: http://www.celardacaridade.blogspot.com/
Confira as palestras da semana na Federação Espírita Piauiense:
01/08/10 (domingo) - 18h – Nos Bastidores da Obsessão – Armando Gadelha
04/08/10 (quarta-feira) - 16h – A Reforma Intima – Ruth Meireles
Tributo a Chico Xavier na ONU
sábado, 24 de julho de 2010
Encontro fraterno dos trabalhadores das casas espíritas
O encontro foi enriquecido pela contribuição de cada um dos presentes com a narrativa de experiências no campo de trabalho, além de sugestões para melhorar a atividade nas instituições.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Confira as palestras da semana no C. E. Lar de Caridade
Dia 10/07 às 18h30min ( sábado) – "Não Ponhais a Candeia debaixo do Alqueire” – José Adilson
O C. E. Lar da Caridade se localiza na Rua Bonifácio de Carvalho 4532, Novo Jockey, CEP:64055-370 - Teresina/PI
Maiores informações no blog: http://www.celardacaridade.blogspot.com/
Palestras Espíritas em Parnaíba
DIA 12.07.10
CENTRO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ
AV. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
HORÁRIO: 19:30H
TEMA: A ALMA DA MATÉRIA
Confira as palestras da semana na Federação Espírita Piauiense:
09/07/10 (sexta-feira) - 19h – O orgulho e a humildade – João Braga
11/07/10 (domingo) - 18h – O maior mandamento – Valquiria Soares
IV Encontrão de Evangelizadores do Ceará
Seminário do CFN da FEB
Está funcionando a tradicional “Feira do Livro” na Praça Chico Xavier, a principal da cidade, e Mostra sobre os 100 anos de Chico Xavier no Palácio das Artes de Belo Horizonte (de 9 a 25 de julho). Esta Mostra reúne telas sobre a vida de Chico Xavier, providenciadas por Oceano Vieira Melo, curador do recém inaugurado Memorial do Luiz Gonzaga. Informações: fone (31) 9954-9454.
Nos dias 3 e 4 de julho, ocorreu o Seminário para Preparação de Multiplicadores para Implementação do “Orientação aos Órgãos de Unificação”, promovido pelo Conselho Federativo Nacional da FEB, no Espaço Cultural Chico Xavier, na Fazenda Modelo. Atuaram no evento o Secretário Geral do CFN Antonio Cesar Perri de Carvalho, as integrantes desta equipe Célia Maria Rey de Carvalho e Mari Ayda Sasse, e o Secretário da Comissão Regional Centro do CFN Aston Brian. O Seminário foi aberto por Marival Veloso de Matos, presidente da União Espírita Mineira e também compareceu equipe da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, inclusive sua presidente Maria Lúcia Resende Dias Faria. Perri abordou o tema "Chico Xavier e o ideal de união". Estiveram presentes 67 dirigentes, incluindo os 23 Conselhos Regionais Espíritas da UEM. Em seguida, a UEM fez reunião com os dirigentes dos Conselhos Regionais Espíritas do Estado. Houve lançamento do livro “A Caravana da Fraternidade”, de Leopoldo Machado. Informações: uembh@uembh.org.br; cfn@febnet.org.br
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Três dias para se refletir: palestras com Orson Peter Carrara
1) Dia 23/06 (QUA)
Tema: Por que adoecemos? Os prejuízos dos sentimentos na saúde.
2) Dia 24/06 (QUI)
Tema: Fim do mundo em 2012? Flagelos destruidores, mortes coletivas e transformação do planeta.
3) Dia 25/06 (SEX)
Tema: Espíritos e médiuns. Quem são? Onde estão? O que fazem? Por que nos procuram e por que os médiuns são médiuns?
O evento tem caráter filantrópico e a renda das palestras será revertida para as instituições Lar da Esperança, Abrigo São Lucas e Casa Frederico Osanan. Maiores informações através dos telefones: 9412-1991/8841-4219/8104-0873.
Confira as palestras da semana na Federação Espírita Piauiense:
25/06/10 (sexta-feira) - 19h – Pecado por pensamento, Adultério – Paulo James
27/06/10 (domingo) - 18h – Não viver só de aparência – Marcos David
Palestras da semana no C. E. Lar de Caridade
Dia 26/06 às 18h30min ( sábado) – Tema: "ESPIRITISMO E RELIGIÃO" – ADILSON JOSÉ
O C. E. Lar da Caridade se localiza na Rua Bonifácio de Carvalho 4532, Novo Jockey, CEP:64055-370 - Teresina/PI
Maiores informações no blog: http://www.celardacaridade.blogspot.com/
SOS aos desabrigados de Pernambuco
A Federação Espírita Pernambucana está engajada no Comitê Ecumênico formado por entidades religiosas e civis que apóiam o governo estadual interagindo com a sociedade no intuito de arrecadar donativos para nossos conterrâneos. Enviem e-mails para suas suas listas de distribuição para que formemos uma rede de relacionamento poderosa no intuito de que uma imensa corrente do Bem seja formada e ajude nossos irmãos a retomarem suas vidas com a dignidade merecida. A Federação Espírita Pernambucana é um dos pontos de coleta de doações. Informações: ednarsantos.br@gmail.com; www.federacaoespiritape.org
sábado, 19 de junho de 2010
8º Aniversário do Centro Espírita Semente Cristã

Programação de aniversário
Sábado - 26 de junho de 2010
16:00h - Seminário - Humanização da Seara
19:00h - Palestra - Meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem
Convidada - Maryneves Saraiva de Area Leão Costa
Adentramos o PERÍODO DA MAIORIDADE das idéias espíritas.
Chega o tempo no qual o ideal da unificação deve transcender o âmbito das medidas administrativas e penetrar a esfera da ética, projetando para um futuro o leque de novas e mais intensas responsabilidades, que nos exigirão muito amor, uns pelos outros.
Dentre essas responsabilidades, espera-nos o desafio do encontro fraterno entre os vários segmentos doutrinários, representados pelas suas múltiplas concepções. Essa “mesa pluralista” não pode tardar em nossa gleba, se ansiamos por frutos maduros no cumprimento da tarefa de interagir o conhecimento espírita em favor da espiritualização da ciência, da filosofia, da religião e da política humana, no encaminhamento de uma nova sociedade, mais justa e pacífica.
As equipes espíritas devem se lançar o quanto antes a devotado programa de humanização, entre seus freqüentadores, trabalhadores e dirigentes, no intuito de fortalecerem suas relações interpessoais e sinalizar caminhos para uma relação intrapessoal mais livre e plena de saúde. Esse investimento sólido será uma fertilização das leiras de trabalho espiritual, fortalecendo o terreno das semeaduras do bem contra as pragas ocasionais...
Hermance Dufaux e Cicero Pereira
“A chama da amizade pura deve unir, iluminar e aquecer os vossos corações. Assim, podereis resistir aos ataques impotentes do mal, como o rochedo inabalável resiste às vagas furiosas”.
Vicente de Paulo O Livro dos Médiuns – cap. XXX “Dissertação”.
“Seja-vos possível fundir-vos em uma única e mesma família e a dar-vos mutuamente, do fundo do coração e sem pensamento premeditado, o nome de irmãos (...)”
“Os grupos são indivíduos coletivos que devem viver em paz. Eles são os batalhões da grande falange. Ora, o que será feito de uma falange cujos batalhões se dividirem?”
Viagem Espírita em 1862, 2ª edição, pp 101-105
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Centenário do Movimento Espírita do Ceará
Informações: www.feec.org.br
Lançamento de Chico Xavier em DVD e Blu-Ray
Para mais informações, acesse: www.chicoxavierofilme.com.br
Lançamento de “A Caravana da Fraternidade”
O autor faz relato minucioso da histórica jornada que contribuiu para a consolidação do então recém implantado Conselho Federativo Nacional da FEB.
O lançamento do livro ocorre em evento promovido pelo CEERJ, com palestras de Antonio Cesar Perri de Carvalho e Roberto Versiani, em Nova Iguaçu, na tarde do dia 19 de junho.
Informações: www.ceerj.org.br
Minissérie da Globo com temática espírita
“A Cura” terá suas gravações iniciadas na segunda quinzena deste mês, em Diamantina (MG). A minissérie trará atores como Nívea Maria, Juca de Oliveira, Ana Rosa, Caco Ciocler, Ary Fontoura e Carmo Dalla Vecchia no elenco dirigido por Ricardo Waddington.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Palestras da semana no C. E. Lar de Caridade
Dia 19/06 às 18h30min ( sábado) – Tema: Não Viver só de Aparência” – Marcos David
O C. E. Lar da Caridade se localiza na Rua Bonifácio de Carvalho 4532, Novo Jockey, CEP:64055-370 - Teresina/PI
Maiores informações no blog: http://www.celardacaridade.blogspot.com/
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Confira as palestras da semana na Federação Espírita Piauiense:
16/06/10 (quarta-feira) - 16h – As relações interpessoais na família - Luciana Pessoa
18/06/10 (sexta-feira) - 19h – O orgulho e a humildade – Marciane Aragão
Jantar Beneficente no Centro Espírita Paulo de Tarso
Palestra “Obsessão no Casamento no C. E. Lar da Caridade
O C. E. Lar da Caridade se localiza na Rua Bonifácio de Carvalho 4532, Novo Jockey, CEP:64055-370 - Teresina/PI
Maiores informações no blog: http://www.celardacaridade.blogspot.com/
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Federação Espírita finaliza os preparativos para o 18° Seminário da Familia
A Federação Espírita Piauiense finaliza os preparativos para o 18° Seminário da Família que acontece nos dias 5 e 6 de junho de 2010 em Teresina-PI. No dia 05 às 8h acontece a abertura do seminário com a palestra “As mudanças na família sob a ótica espírita” com o sr. César Reis (RJ). Após a palestra, haverá lançamento do projeto de 60 anos da Federação Espírita Piauiense – FEPI.
Às 14h, o palestrante espírita César Reis realiza a palestra “A Importância da Família no Processo Renovador da Humanidade” no Teatro 4 de setembro como parte das atividades da FEPI no Salão do Livro do Piauí – SALIPI.
No domingo(6), as atividades do Seminário iniciam às 9h no Auditório da FEPI com o momento de prece e mensagem para reflexão. Logo após, César Reis ministra a palestra “Família, ponto de referência para a convivência na sociedade”.
No horário de 10h30, as expositoras Maria das Dores Rodrigues (Parnaíba) e Valdeneide Fernandes (Floriano) participam do Painel: Limites e educação na família.
Como parte das atividades de encerramento do seminário, César Reis profere a palestra “Aflições e conflitos na família: revisão dos processos de vínculos e de condutas” às 18h. A entrada é franca e aberta ao público em geral. Confira a programação no site www.fepiaui.org.br
César Reis é professor universitário, Presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, Diretor Presidente da Organização Bezerra de Menezes – OBEM, pós-graduado em Pesquisa Operacional, membro do Conselho Deliberativo do Lar Fabiano de Cristo, presidente do Conselho Superior da Cruzada dos Militares Espíritas do Brasil e redator do boletim do SEI - Serviço Espírita de Informação. É escritor com vários livros publicados como “Mergulhando Num Mar de Amor”; O Raio de Sol Curioso”; “O Videogame que Enlouqueceu”; “Rocambole-ole-ole”; No Túnel do Tempo; O Jesus Que Eu Conheci dentre outros.
Confira as palestras da semana na Federação Espírita Piauiense
04/06/2010 (sexta-feira) - 19h – O valor da Humildade para nossa Evolução Espíritual – Edite Malaquias
06/06/2010 (domingo) - 18h – Aplicações e conflitos na família: Processos de vínculos e de condutas – César Reis
terça-feira, 1 de junho de 2010
Movimento Espírita de Parnaíba encerra campanha Viver em Família

Na noite de sábado (29), o Movimento Espírita de Parnaíba realizou palestra encerrando a campanha - Viver em Família - realizada durante o mes de maio nas casas espíritas com temas voltados para a familia.
Com o tema - A importância da família na prevenção das drogas - o orador convidado, Marco César Rocha, desenvolveu o tema versando sobre a reencarnação, os laços materiais e espirituais que ligam as famílias e num enfoque maior, a missão dos pais na criação e condução dos filhos através da oportunidade concedida por Deus para o encaminhando dos espíritos em suas experiências na Terra. A palestra realizada no auditório da Uespi, reuniu espíritas e simpatizantes.
Marco Cesar participou ativamente do movimento espírita piauiense, quando residiu em Teresina e mesmo residindo em Recife, visita o Piauí sempre que é convidado para realização de tarefas no movimento espírita do interior e da capital.
Clique na imagem para ver o slide!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
César Rocha ministra palestras em Teresina e Parnaiba
No domingo (30), César ministra a palestra “A Importância do Estudo na Casa Espírita” às 18h no Auditório Chico Xavier na Federação Espírita Piauiense em Teresina-PI. Sintam-se convidados a participar.
Confira as palestras da semana na Federação Espírita Piauiense
Dia 28/05/2010 (sexta-feira) – 19h – Depressão, Psicosfera e o Amor – Expositora: Vânia Reis
Dia 30/05/2010 (domingo) – 18h – A Importância do Estudo na Casa Espírita – Expositor: César Rocha
Confira as palestras da semana na Federação Espírita Piauiense
Dia 28/05/2010 (sexta-feira) – 19h – Depressão, Psicosfera e o Amor – Expositora: Vânia Reis
Dia 30/05/2010 (domingo) – 18h – A Importância do Estudo na Casa Espírita – Expositor: César Rocha
Federação Espírita finaliza os preparativos para o 18° Seminário da Familia
Às 14h, o palestrante espírita César Reis realiza a palestra “A Importância da Família no Processo Renovador da Humanidade” no Teatro 4 de setembro como parte das atividades da FEPI no Salão do Livro do Piauí – SALIPI.
No domingo(6), as atividades do Seminário iniciam às 9h no Auditório da FEPI com o momento de prece e mensagem para reflexão. Logo após, César Reis ministra a palestra “Família, ponto de referência para a convivência na sociedade”.
No horário de 10h30, as expositoras Maria das Dores Rodrigues (Parnaíba) e Valdeneide Fernandes (Floriano) participam do Painel: Limites e educação na família.
Como parte das atividades de encerramento do seminário, César Reis profere a palestra “Aflições e conflitos na família: revisão dos processos de vínculos e de condutas” às 18h.
terça-feira, 25 de maio de 2010
FEB realiza Seminário de Unificação com federativas do nordeste
A Federação Espírita Brasileira realizou em Fortaleza no último sábado (22) e domingo (23), o Seminário Unificação - com as federativas do Ceará, Maranhão e Piauí. O encontro aconteceu no Hotel Maredomus na Praia de Iracema.
O objetivo do seminário foi apresentar o livro Orientação aos Órgãos de Unificação, elaborado durante o 60º ano do “Pacto Áureo” e aprovado em reunião do Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira realizada de 6 a 8 de novembro de 2009, e sensibilizar os integrantes do movimento espírita quanto a importância da utilização do novo opúsculo.
César Pérri, Célia e Zé Luiz, membros da FEB realizaram o seminário para um público de mais de 60 pessoas. Além dos representantes das federativas do Piauí, Maranhão e Ceará, estiveram presentes representantes de casas espíritas da capital e do interior do Ceará.
Na noite do sábado a caravana do Piauí e Maranhão, juntamente com o grupo anfritião visitaram a sede do Centro Espírita João Evangelista, onde Cesar Perri realizou a palestra – Chico Xavier e o Ideal de Unificação.
Clique nas imagens para acessar álbum do Picasa

![]() |
Joao Evangelista |
A caravana do Piauí foi composta pela presidenta da Federação Espírita Piauiense Rosa Maria, o vice-presidente Ornálio Monteiro, Osmarina - Fepi, Jesus do Lar da Caridade, Dora Rodrigues do Centro Espírita Semente Cristã de Parnaíba. Do Maranhão, a presidenta da Federação Espírita do Maranhão Ana Luísa e Osmir Freire.
Ao final do seminário, no domingo, a Federação Espírita do Ceará apresentou o projeto que será posto em prática em 2010, sobre as diretrizes do livro Orientação aos Órgãos de Unificação, o que serviu de norte para as demais federativas.
Este foi o primeiro seminário realizado pela FEB sobre o opúsculo Orientação aos órgãos de Unificação. O Ceará mais uma vez teve a oportunidade de contribuir com o movimento espírita nacional, através dos tarefeiros da terra de Bezerra de Menezes, Vianna de Carvalho e tantos outros espíritos abnegados à causa do evangelho de Jesus.
Por Dora Rodrigues
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Confira as palestras da semana no C.E. Lar de Caridade
08/05/2010 (sabado) - 18h15 – As três Marias - Jesus Alencar
O C. E. Lar da Caridade se localiza na Rua Bonifácio de Carvalho 4532, Novo Jockey, CEP:64055-370 - Teresina/PI
Maiores informações no blog: http://www.celardacaridade.blogspot.com/
Confira as palestras da semana na Federação
07/05/2010 (sexta-feira) - 19h – O orgulho e a humildade – Gracelcia Maria
09/05/2010 (domingo) - 18h – Maria, Mãe de Jesus – Luis Pires
FEPI realiza curso no C.E. Paulo de Tarso
domingo, 2 de maio de 2010
Congressos reúnem médicos espíritas em Alagoas
Na programação, no sábado(15) pela manhã o psiquiatra gaúcho Sérgio Lopes iniciará o encontro falando sobre as “Causas Espirituais das Doenças Mentais”, e o médico psicoterapeuta (especialista em TVP – Terapia Regressiva a Vivências Passadas) Alberto Almeida fechará os trabalhos do dia com a conferência “Espiritismo – Ciência, Filosofia e Espiritualidade a Serviço da Saúde Integral”.
Entre os painéis que serão apresentados durante o evento, destacam-se os temas “A Questão Espiritual dos Animais”, com Irvênia Prada (SP); “Como Lidar com a Idéia Suicida?”, com Roberto Lúcio (MG); “A Esquizofrenia sob Novo Prisma”, com Fernando Souza (CE); “Da Alma ao Corpo Físico”, com Décio Iândoli (MS); “Pesquisas com Células Tronco: Perspectivas Atuais”, com Adirana Kátia (SE); e “O Complexo de Culpa na Psicologia de Joanna de Angelis”, com Sérgio Lopes (RS).
No domingo (16), além dos painelistas, Ivânia Prada (SP) irá apresentar a trajetória do espírito “Do Átomo ao Arcanjo” e o publicitário pernambucano Frederico Menezes encerrará o evento com a conferência “O Evangelho e a Saúde Integral”.
Além deste congresso, acontece também, o V Encontro de Medicina e Espiritualidade de Alagoas, nos dias 14 a 16 de maio, no Centro de Convenções de Maceió.
A conferência é uma homenagem das Associações Médico-Espíritas ao centenário do médium de Uberaba e será ministrada pela médica Marlene Nobre(SP), presidente da AME-Brasil, da AME-Internacional e membro do Conselho Internacional de Espiritismo. O evento terá início às 20h30 da sexta-feira e possui entrada franca ao público.
As inscrições podem ser feitas na sede da Federação Espírita do Estado de Alagoas, Centro, nas óticas Rio Branco do Maceió Shopping e no local do evento.
Maiores informações pelos fones: 9986-9748/8849-0026/99896384 ou pelo site www.amealagoas.com.br.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Palestra sobre Evangelização Espírita
FEPI lança Campanha Permanente de Evangelização Infantil
A Diretora de Infância e Juventude, Cristina Miranda, ressaltou em sua fala a importância da evangelização infantil na educação integral dos jovens e realizou um panorama sobre a evangelização no Piauí.
Logo após, a coordenadora infantil, Paloma Barbosa, apresentou o projeto da campanha permanente, destacando os principais objetivos do projeto e metodologia de execução. Após a apresentação, aconteceu mesa redonda onde foram discutidos diversos aspectos sobre a importância da evangelização e a atuação dos centros espíritas neste trabalho.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Palestras da semana na Federação Espírita Piauiense
21/04/2010(quarta-feira) - 16h - Dinâmica do Perdão - Expositor: Paulo Cunha
23/04/2010 (sexta-feira) - 19h - Uma Receita de Vida - Richard Simonetti
24/04/2010 (sabado) - 14h - Trabalho, Solidariedade
e Tolerância Richard Simonetti
25/04/2010 (domingo) 18h Suicidio Mariano Sampaio
sábado, 17 de abril de 2010
Dia Nacional do Espiritismo: projeto já está pronto pra ser apreciado e votado no Senado

Marconi Perillo foi o autor do requerimento para realização da sessão solene em homenagem ao centenário de Chico Xavier.
Ao homenagear o líder espírita mineiro Chico Xavier, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) citou outro espírita renomado, o baiano Divaldo Franco, para destacar que o mineiro foi o "maior apóstolo do espiritismo nos séculos 20 e 21", tendo se tornado "a própria missão". Perillo é autor do requerimento para realização da sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento de Francisco Cândido de Paula Xavier, nesta quinta-feira (15).
- Sua aura emanava a paz da alma e do coração. Esse poder irradiador inspirou espíritas no Brasil e no mundo a buscar a paz e a solidariedade, tanto que sua obra permanece sendo divulgada mesmo após a sua morte - disse, lembrando que o trabalho realizado pelo Grupo Espírita da Prece, em Uberaba (MG), onde Chico atendia milhares de pessoas diariamente prossegue.
O representante por Goiás afirmou que Chico Xavier publicou 451 títulos, com mais de 50 milhões de exemplares comercializados em diversas línguas. O próprio Chico, porém, esclareceu o senador, negava a autoria das obras, atribuindo-as aos espíritos que as ditavam, entre os quais seu principal mentor, Emmanuel. O senador também salientou que os ganhos relativos aos direitos autorais foram doados a instituições de caridade.
Para Marconi Perillo, Chico Xavier tem a mesma estatura de figuras dedicadas à causa humanitária, como Madre Teresa de Calcutá; Mahatma Gandhi; e Irmã Dulce, no Brasil. E disse que Chico Xavier, ao lado do ex-presidente Juscelino Kubitschek e do inventor Santos Dumont recebeu, em 2000, o título de "Cidadão do Século 20".
Marconi Perillo relembrou ainda passagem da vida de Chico Xavier na qual, graças a uma mensagem psicografada por ele, um juiz teria inocentado João Divino, em Goiânia, pelo assassinato acidental de seu amigo Maurício Garcez Henrique, em 1976.
Ao mencionar que Cristo pediu aos cristãos algo simples, "que amassem uns aos outros como a si mesmos", o senador encerrou seu discurso citando algumas lições de Chico Xavier: "Fora da caridade não há salvação"; "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo final, qualquer um pode voltar atrás e fazer novo começo" e na sequência: "Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre."
O parlamentar encerrou seu discurso lembrando que sem o "amor aos semelhantes" é difícil combater as diferenças sociais, as drogas, o crime e a marginalidade. Ressaltou a importância da família como núcleo de apoio às crianças e também como instituição onde são ensinados valores como dignidade, honra e solidariedade.
Da Redação / Agência Senado
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Diretores da FEPI participam de Reunião Nacional da FEB
Na reunião foram discutidos o plano de trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2007-2012) com informações das quatro regiões onde os representantes realizaram avaliações e estratégias com base nas diretrizes de trabalho da FEB. Durante o evento, o secretário-geral do Conselho Federativo Nacional, Antonio César Perri entregou o Manual de Orientação aos Órgãos de Unificação a todos os participantes. “Este manual surge como fundamentação para ações federativas e contém subsídios para a montagem de capacitação de dirigentes e trabalhadores para as atividades dos órgãos federativos e de unificação do movimento espirita”, disse Perri.
No período de quinta-feira(15) a domingo (18) acontece o III Congresso Espírita Brasileiro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães como tema “Centenário de Chico Xavier - Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec.
Noite memorável para o Movimento Espírita de Parnaíba
A Câmara Municipal de Parnaíba em sua última sessão do mês de abril (15.04), recebeu os espíritas parnaibanos, para juntos homenagearem Chico Xavier pela passagem de seu centenário de nascimento.
A solenidade teve início as 19:30 horas, com a participação dos representação das oito instituições espíritas de Parnaíba e vereadores do legislativo parnaibano.
O presidente da Câmara, João Câncio Neto, abriu a solenidade reportando-se as comemorações ocorridas em todo o Brasil por diversas instituições, inclusive no Senado Federal e que Parnaíba, atenta as comemorações e atendendo a solicitação do movimento espírita, não poderia deixar de participar desse momento importante para o cenário nacional, pelo muito que representou Chico Xavier, não só para o movimento espírita, como também, para a sociedade, pelos exemplos de amor e de caridade por ele exemplificados.
A cantora Vera Lúcia da Costa Ribeiro, abrilhantou a solenidade com músicas de sua autoria: o Pai Nosso em forma de prece musicada e a música - Seguindo a Caridade - em homenagem a Chico Xavier.
Dora Rodrigues, coordenadora de divulgação do movimento espírita, lembrou o trabalho do médium, Chico Xavier, materializando as idéias dos espíritos através dos inúmeros livros psicografados; do consolo aos familiares em dor diante da perda de entes queridos; da caridade aos mais necessitados e da caridade maior à Doutrina Espírita: a divulgação, através das inúmeras obras deixadas pelo médium.
Na sequência, Marco David da Silva Nery, 3º vice-presidente da Federação Espírita Piauiense, falou sobre a importância de tão singela homenagem para o movimento espírita da cidade de Parnaíba e apresentou de forma sucinta, a Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto. Encerrando sua fala, agradeceu em nome da Federação Espírita Piauiense, na pessoa de sua presidenta, Rosa Maria, a homenagem do Poder Legislativo parnaibano.
Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara Municipal lembrou o ensinamento de Chico Xavier – tolerância – como uma das práticas a ser vivenciada dentre os membros daquela casa e fez referência ao livro sobre o filme - Chico Xavier - narrando interessante fato vivenciado entre Chico Xavier e alguém que buscava aconselhamento e finalizou dizendo que, independente da crença de cada um, o que deveria ser buscado por todos naquela casa, era a prática do bem.
Encerrada as homenagens, o cerimonial fez o anúncio de um coquetel que seria servido aos presentes, oferecido pela Prefeitura Municipal de Parnaíba, através do vice-prefeito municipal, Florentino Veras Neto, que não pode estar presente em virtude de viagem a capital.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Confira as palestras da semana no Centro Espirita Paulo de Tarso
17/04/2010 (sabado) - 18h - Tema Livre - Expositor: Amélia Costa
Maiores informações no Centro Espírita Paulo de Tarso localiza-se na Rua Manoel Domingues, 2436 - próximo ao Clube do Professor no Marquês ou pelo telefone 9413-4974.
Peças de teatro encerram 4ª Semana Chico Xavier em Teresina
A primeira peça é uma adaptação do romance Memórias de um Suicida, eleito, em 2000, um dos dez livros espíritas mais importantes do século XX. Camilo Cândido Botelho, ilustre romancista, vê-se atormentado pela escuridão que uma súbita cegueira lhe impõe e, desesperado, precipita-se no abismo do suicídio. Só que a morte não extingue a vida, e ele se depara com uma realidade ainda mais dolorosa do que a anterior. Surpreendido por um grupo de criaturas sinistras, vê-se em meio a outros suicidas, sofrendo as mais penosas agressões. A partir daí, é hora de procurar ajuda e encontrar o caminho da superação.
Na segunda peça, está em pauta a poesia mediúnica, um assunto que divide opiniões entre literatos e admiradores da arte. O debate se volta para a coletânea Parnaso de Além Túmulo, do então comerciante mineiro Chico Xavier, que trazia a assinatura de diversos poetas mortos. A busca pela verdade leva José Plácido, Gumercindo e Carolina Ferreira a uma investigação cada vez mais profunda sobre os estilos poéticos e sobre a vida de Xavier. Charlatanismo, inconsciente ou mediunidade? A conversa evolui para debates e finalmente para desentendimentos, enquanto eles degustam xícaras de café ‘DuBão’, servido pelo carismático e atrapalhado garçom Perácio. Ao longo da trama, fatos marcantes da vida do médium mineiro trazem ao palco a sensibilidade e a emoção que marcaram sua vida. O texto do jornalista Romário Fernandes e do oficial militar do Corpo de Bombeiros Edir Paixão, com a colaboração do diretor e dramaturgo Reginauro Sousa, traz uma bela reflexão sobre a vida e a obra do “Mineiro do Século”.
Os ingressos estão sendo vendidos na Livraria Ramiro Gama na Federação Espírita Piauiense no horário comercial. Maiores informações pelos telefones: (86) 3221-2500/8812-7091/8804-2847/9928-0034.
FEPI transmite 3º Congresso Espírita Brasileiro
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Confira as palestras da Semana na FEPI
14/04/2010 (quarta-feira) - 16h - O Papel da Mulher na Família - Expositor: Edite Malaquias
16/04/2010 (sexta-feira) - 19h - A Maior Caridade - Expositor: sônia Maria
18/04/2010 (domingo)- 18h - A Doença na Visão Transpessoal - Expositor: Diana Márcia
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Carta de Simonetti apontando erros na Super Interessante sobre Chico Xavier
Senhor Sérgio Gwercman
Diretor de redação da revista Super Interessante
Sou assinante dessa revista há muitos anos. Sempre a encarei como publicação séria, fonte de informações a oferecer subsídios para meu trabalho como escritor espírita, autor de 49 livros publicados.
Essa concepção caiu por terra ao ler, na edição de abril, infeliz reportagem sobre Francisco Cândido Xavier, pretensiosa e tendenciosa, objetivando, nas entrelinhas, denegrir e desvalorizar o trabalho do grande médium.
Isso pode ser constatado já na seção “Escuta”, com sua assinatura, em que V.S. pretende distinguir respeito de reverência, como se reverência não fosse o respeito profundo por alguém, em face de seus méritos.
Podemos e devemos reverenciar Chico Xavier, não por adesão de uma fé cega, mas pela constatação racional, lúcida, lógica, de que estamos diante de uma personalidade ímpar, que fez mais pelo bem da Humanidade do que mil edições de Superinteressante, uma revista situada como defensora do bom jornalismo, mas que fez aqui o que de pior existe na mídia – a apreciação superficial e tendenciosa a respeito de alguém ou de uma notícia, com todo respeito, como pretende seu editorial, como se fosse possível conciliar o certo com o errado, o boato com a realidade, o achincalhe com o respeito.
Para reflexão da repórter Gisela Blanco e redatores dessa revista que em momento algum aprofundaram o assunto e nem mesmo se deram ao trabalho de ler os principais livros psicografados pelo médium, sempre com abordagem superficial, pretendendo “explicar” o fenômeno Chico Xavier, aqui vão alguns aspectos para sua reflexão e – quem sabe? – um cuidado maior em futuras reportagens.
De onde a repórter tirou essa bobagem de que “toda essa história começou com as cartas dos mortos?”
Se as eliminarmos em nada se perderá a grandeza de Chico Xavier. A história começa bem antes disso, com a publicação, em 1932, do livro Parnaso de Além-Túmulo, quando o médium tinha apenas 22 anos.
A reportagem diz: “Ele dizia que não escolhia os espíritos a quem atenderia, só via fantasmas e ouvia vozes. Mas parecia ser o escolhido por celebridades do céu. Cruz e Souza, Olavo Bilac, Augusto dos Anjos e Castro Alves lhe ditaram versos e prosa.”
Afirmativa maliciosa, sugerindo o pastiche, a técnica de copiar estilo literário. O repórter não se deu ao trabalho de observar que no próprio Parnaso há, nas edições atuais, 58 poetas desencarnados, menos conhecidos e até desconhecidos, como José Duro, Alfredo Nora, Alma Eros, Amadeu, B.Lopes, Batista Cepelos, Luiz Pistarini, Valado Rosa… Poetas do Brasil e de Portugal que se identificam pelo seu estilo, em poesias personalíssimas enriquecidas por valores de espiritualidade.
Não sabe ou preferiu omitir a repórter que Chico psicografou poesias de centenas de poetas desencarnados, ao longo de seus 75 anos de apostolado, na maior parte poetas provincianos, conhecidos apenas nas cidades onde residiam no interior do Brasil. Pesquisadores constatam que esses poemas não são “razoavelmente fiéis ao estilo dos autores”. São totalmente fiéis.
Não tem a mínima noção de que a técnica do pastiche, a imitação de estilo literário, é extremamente difícil, quase impossível. Pastichadores conseguem imitar uma página, uma poesia de alguém, jamais toda uma obra ou as obras de centenas de autores.
Afirma que Chico foi autodidata e leitor voraz durante toda a vida, sempre insinuando o pastiche. Leitor voraz? Passava os dias lendo? Só quem não conhece sua biografia pode falar uma bobagem dessa natureza, já que Chico passava a maior parte de seu tempo atendendo pessoas, psicografando, participando de reuniões e atendendo à atividade profissional. Não conheço um único documentário, uma única foto mostrando Chico lendo “vorazmente”. Ah! Sim! Para a repórter Chico certamente escondia isso.
Fala também que Chico teria 500 livros em sua biblioteca e que “a lista inclui volumes de autores cujo espírito o teria procurado para escrever suas obras póstumas, como Castro Alves e Humberto de Campos”.
E as centenas de poetas e escritores que se manifestaram por seu intermédio. Chico tinha livros deles? E de poetas que sequer publicaram livros?
Quanto a Humberto de Campos, cuja família tentou receber na justiça os direitos autorais pelas obras psicografadas por Chico, o que seria ótimo acontecer, o reconhecimento oficial da manifestação dos Espíritos, esqueceu-se a repórter de informar que Agripino Grieco, o mais famoso crítico literário de seu tempo, recebeu uma mensagem do escritor, de quem era amigo. Reconheceu que o estilo era autenticamente de Humberto de Campos, mas que o fato para ele não tinha explicação, já que, como católico praticante, não admitia a possibilidade de manifestação dos espíritos.
Esqueceu ou ignora que Chico, médium psicógrafo mecânico, recebia duas mensagens simultaneamente, com ambas as mãos sendo usadas por dois espíritos. Desafio Superinteressante a encontrar um prestidigitador capaz de fazer algo semelhante.
Uma pérola de ignorância jornalística está na referência sobre materialização de Espíritos: “seria necessário produzir um total de energia duas vezes maior do que é hoje produzido pela hidroelétrica de Itaipu por ano, segundo os cálculos feitos por especialistas exibidos por reportagens sobre Chico nos anos 70.” Seria superinteressante a repórter ler sobre as pesquisas de Alfred Russel Wallace, Oliver Joseph Lodge, Lord Rayleigh, William James, William Crookes, Ernesto Bozzano, Cesare Lombroso, Alexej Akzacof e muitos outros cientistas respeitáveis que estudaram o fenômeno da materialização e o admitiram. Leia, também, sobre quem eram esses cientistas, para constatar que não agiam levianamente como está na revista.
A repórter reporta-se às reuniões mediúnicas das quais Chico participava como shows que o tornaram famoso e destila seu veneno. Cita o sobrinho de Chico que, dizendo-se médium, confessou que era tudo de sua cabeça, o mesmo acontecendo com o tio. Por que passar essa informação falsa, se o próprio sobrinho de Chico, notoriamente perturbado e alcoólatra, pediu desculpas pela sua mentira? Joga penas ao vento e espera que o leitor as recolha? Omitiu também a informação de que ele confessou que pessoas interessadas em denegrir o médium pagaram-lhe pela acusação.
Eram frequentes nas reuniões a ocorrência de fenômenos como a aspersão de perfumes no ambiente, algo que, deveria saber a repórter, costuma ocorrer com os médiuns de efeitos físicos. No entanto, recusando-se a colher informações mais detalhadas sobre o assunto, limitou-se a dizer que em 1971 um repórter da revista Realidade, José Hamilton Ribeiro, denunciou que viu um dos assessores de Chico Xavier levantar o paletó discretamente e borrifar perfume no ar. Sugere que havia mistificação, aliás, uma tônica na reportagem. Por que não foram consultadas outras pessoas, inclusive centenas que tiveram seus lenços inexplicavelmente encharcados de perfume ou a água que levavam para magnetizar, a exalar também um olor suave e desconhecido que perdurava por muitos dias?
Na questão das cartas, milhares e milhares de cartas de Espíritos que se comunicavam com os familiares, sugere a repórter que assessores de Chico conversavam com as pessoas, anotando informações para dar-lhes autenticidade. Lamentável mentira. E ainda que isso acontecesse, Chico precisaria ser um prodígio para ler rapidamente as informações e inseri-las no contexto de cada mensagem, de cada espírito, mistificando sempre.
E as mensagens dirigidas a pessoas ausentes? E os recados aos presentes? Não eram só mensagens. Eram incontáveis recados. A pessoa aproximava-se de Chico e ele, sem conhecer nada de sua vida, transmitia recados de familiares desencarnados, na condição de um ser interexistente, que vivia simultaneamente a vida física e a espiritual, em contato permanente com os Espíritos.
Lembro o caso de um homem inconformado com a morte de um filho. Ia toda noite deitar-se na sepultura do rapaz, querendo “ficar com ele”. Não contava a ninguém, nem mesmo aos familiares. Em Uberaba recebeu mensagem do filho pedindo-lhe que não fizesse isso, porquanto ele não estava lá.
Durante muitos anos Chico psicografou receituário mediúnico de homeopatia. Perto de 700 receitas numa noite. Ficava horas psicografando. E os medicamentos correspondiam à natureza do mal dos pacientes, sem que o médium deles tivesse o mínimo conhecimento. Na década de 70 tive uma uveíte no olho esquerdo. Compareci à reunião de receituário. Escrevi meu nome e idade numa folha de papel. Não conversei com ninguém. Após a reunião recebi a indicação de dois medicamentos. Tornando a Bauru, onde resido, verifiquei num livro de homeopatia que o dois medicamentos diziam respeito ao meu mal. Curaram-me.
Concebesse a repórter que, como dizia Shakespeare, há mais coisas entre a Terra e o Céu do que concebe nossa vã sabedoria, e não se atreveria a escrever sobre assuntos que desconhece, com o atrevimento da ignorância.
Outras “pérolas” da reportagem:
Oferece “explicações” lamentáveis para o fenômeno Chico Xavier.
Psicose, confundindo mediunidade com anormalidade.
Epilepsia, descarga elétrica que “poderia causar alheamento, sensação de ausência, automatismo psicomotor”, segundo a opinião de um médico. Descreve algo inerente ao processo mediúnico, que não tem nada a ver com desajuste mental, ou imagina-se que o contato com o Espírito comunicante não imponha uma alteração nos circuitos cerebrais, até para que ocorra a manifestação? E porventura o médico consultado sabe de algum paciente que produza textos mediúnicos durante a crise epilética?
Criptomnésia, memórias falsas, lembranças escondidas no subconsciente do médium, ao ouvir informações sobre o morto. Inconscientemente ele “arranjaria” essas informações para forjar a “manifestação”.
Telepatia. Aqui o médium captaria informações da cabeça dos consulentes e as fantasiaria como manifestação do morto. Como dizia Carlos Imabassahy, grande escritor espírita, “inconsciente velhaco”, porquanto sempre sugere que é um morto quem se manifesta, não ele próprio.
Informa a repórter que “acuado pelas críticas na Pedro Leopoldo de 15 mil habitantes, Chico resolveu fazer as malas e partir para Uberaba, um polo do Espiritismo onde contaria com um apoio de amigos”.
Mentira. Ele deixou Pedro Leopoldo, onde tinha muitos amigos, não por estar “acuado”, mas simplesmente seguindo uma orientação do Mundo Espiritual, em face de tarefas que desenvolveria em Uberaba que, então sim, com sua presença transformou-se em “polo do Espiritismo”.
Na famoso pinga-fogo a que Chico compareceu, em 1971, na TV Tupi, um marco na história das entrevistas televisivas, com uma quase totalidade de audiência, diz a repórter que Chico foi “bombardeado por perguntas. Mas se safou.” Bombardeado? Safou-se? O que foi essa entrevista, um libelo acusatório contra um mistificador? Se a repórter se desse ao trabalho de ver a entrevista toda, o que lhe faria muito bem, verificaria que o clima foi de cordialidade, de elevada espiritualidade, e que em nenhum momento os entrevistadores “bombardearam” Chico. E em nenhum momento ele deixou de responder as perguntas com a sobriedade e lisura de quem não está ali para safar-se, mas para ensinar algo de Espiritismo.
Falando da indústria (?) Chico Xavier, há um box sobre “Dieta do Chico Xavier”, que jamais seria veiculada por Chico. Usaram seu nome. Por que incluí-la nas inverdades sobre o médium, simplesmente para denegrir sua imagem, aqui sugerindo que seria ingênuo a ponto de conceber semelhante bobagem? Se eu divulgar via internet que Superinteressante recomenda o uso de cocô de galinha para deter a queda de cabelos, seria razoável que alguma revista concorrente citasse essa tolice, mencionando a suposta autoria, sem verificação prévia?
Falando dos 200 livros biográficos sobre Chico Xavier, a repórter escreve: “Tem até um de piadas, Rindo e Refletindo com Chico Xavier”. Certamente não leu o livro, porquanto não conhece nem o autor, eu mesmo, Richard Simonetti, nem sabe que não se trata de um livro de piadas, mas um livro de reflexão em torno de ensinamentos bem-humorados do médium.
Não fosse algo tão lamentável, tão séria essa agressão contra a figura respeitável e venerável de Chico Xavier, eu diria que essa reportagem, ela sim, senhor redator, foi uma piada de péssimo gosto!
Doravante porei “de molho” as informações dessa revista, sem o crédito que lhe concedia.
A repórter Gisela Branco esteve em Pedro Leopoldo e Uberaba com o propósito de situar Chico Xavier como figura mitológica. É uma pena! Não teve a sensibilidade nem o discernimento para descobrir o médium Chico Xavier, cuja contribuição em favor do progresso e bem estar dos homens foi tão marcante que, a exemplo do que disse Einstein sobre Mahatma Gandhi, “as gerações futuras terão dificuldade para conceber que um homem assim, em carne e osso, transitou pela Terra.”
E deveria saber que não vemos Chico Xavier como um mártir, conforme sugere. Não morreu pelo Espiritismo. Viveu como espírita. E se algo se aproxima de um martírio em seu apostolado, certamente foi o de suportar tolices e aleivosidades como aquelas presentes na citada reportagem.
Finalizando, um ditado Zen para reflexão dos redatores da Super:
O dedo aponta a lua.
O sábio olha a lua.
O tolo olha o dedo.
Richard Simonetti
Bauru, 3 de abril de 2010.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Câmara de Parnaíba homenageará Chico Xavier
Durante a primeira sessão deste mês de abril, o legislativo municipal, aprovou requerimento enviado pelo movimento espírita de Parnaíba, que solicitava sessão especial em homenagem ao centenário do médium mineiro.
A sessão será realizada no dia 15 de abril, último dia de sessão na câmara parnaibana, com a presença de espíritas vinculados, a pelo menos, oito casas espíritas de Parnaíba.Fonte: http://www.proparnaiba.com.br/noticias/camara-de-parnaiba-homenageara-chico-xavier.html
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Jesus: um fenômeno social impossível de ser ocultado
sexta-feira, 26 de março de 2010
Jornal o Dia publica caderno especial sobre Chico Xavier
Confira as palestras da semana na FEPI
26/03/2010 (sexta-feira) - 19h - Os prazeres da Alma - Expositor: Bernardo Pinto
28/03/2010 (domingo) - 18h - Chico Xavier: 100 anos Luz Adolfo Lino
31/03/2010 (quarta-feira)- 16h - Cintilações da Espiritualidade
Superior Antônio Gonçalves
Apresentação de peças de Teatro Espiritas em Teresina

O grupo de teatro Leopoldo Machado (Lema) apresenta no Teatro da Assembléia no dia 17 as peças de teatro “Memórias de Um Suicida”, às 19h e “Chico Xavier, a mão dos imortais”, às 21 h no Teatro da Assembléia Legislativa do Piauí – Alepi.
A primeira peça é uma adaptação do romance Memórias de um Suicida, eleito, em 2000, um dos dez livros espíritas mais importantes do século XX. Camilo Cândido Botelho, ilustre romancista, vê-se atormentado pela escuridão que uma súbita cegueira lhe impõe e, desesperado, precipita-se no abismo do suicídio. Só que a morte não extingue a vida, e ele se depara com uma realidade ainda mais dolorosa do que a anterior. Surpreendido por um grupo de criaturas sinistras, vê-se em meio a outros suicidas, sofrendo as mais penosas agressões. A partir daí, é hora de procurar ajuda e encontrar o caminho da superação.
Na segunda peça, está em pauta a poesia mediúnica, um assunto que divide opiniões entre literatos e admiradores da arte. O debate se volta para a coletânea Parnaso de Além Túmulo, do então comerciante mineiro Chico Xavier, que trazia a assinatura de diversos poetas mortos. A busca pela verdade leva José Plácido, Gumercindo e Carolina Ferreira a uma investigação cada vez mais profunda sobre os estilos poéticos e sobre a vida de Xavier. Charlatanismo, inconsciente ou mediunidade? A conversa evolui para debates e finalmente para desentendimentos, enquanto eles degustam xícaras de café ‘DuBão’, servido pelo carismático e atrapalhado garçom Perácio. Ao longo da trama, fatos marcantes da vida do médium mineiro trazem ao palco a sensibilidade e a emoção que marcaram sua vida. O texto do jornalista Romário Fernandes e do oficial militar do Corpo de Bombeiros Edir Paixão, com a colaboração do diretor e dramaturgo Reginauro Sousa, traz uma bela reflexão sobre a vida e a obra do “Mineiro do Século”.
Os ingressos estão sendo vendidos na Livraria Ramiro Gama na Federação Espírita Piauiense no horário comercial. Maiores informações pelos telefones: (86) 3221-2500/8812-7091/8804-2847/9928-0034.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Curso para Evangelizador
quinta-feira, 18 de março de 2010
Encontro de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas
quarta-feira, 10 de março de 2010
FEPI adere às redes sociais

Para aprimorar ainda mais a comunicação com o público espírita, a Federação Espírita Piauiense aderiu às redes sociais e criou o seu perfil no orkut e no twitter. Para conferir noticias, mensagens ou enviar sugestões, siga-nos. Procure nossa comunidade no orkut: Federação Espírita Piauiense.
www.twitter.com/fepiaui
Reunião do Conselho Federativo Estadual da FEPI

No domingo(7) aconteceu reunião do Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita Piauiense na sede da FEPI. Participaram da reunião, casas espíritas adesas à Fepi e integrantes da Instituição onde abordaram temas como relatório das últimas atividades desenvolvidas na Fepi, apresentação do plano de trabalho da Fepi no período de 2010-2012, o cronograma de ações para 2010, Congresso Espírita Piauiense, Seminário da Família e distribuição do Boletim Informativo da Federação.
Jantar Beneficente na Fepi
Palestra "Poder da Prece" na Fepi
sexta-feira, 5 de março de 2010
Confira as palestras da semana na FEPI
Sexta-feira (05/03/2010) - 19h - Encarnação e Reencarnação
Palestrante: Pedro Bispo
Dirigente: Deuselina Freitas
Domingo (07/03/2010) - 18hs - O amor em nossas vidas
Palestrante: Carlos Alberto
Dirigente: Caio Ronnery