O grupo de teatro Leopoldo Machado (LEMA) apresenta no próximo sábado, dia 17, as peças de teatro “Memórias de Um Suicida”, às 19h, e “Chico Xavier - A mão dos imortais”, às 21h no Teatro da Assembléia Legislativa do Piauí – Alepi. O evento encerra a programação da 4ª Semana Chico Xavier em Teresina.
A primeira peça é uma adaptação do romance Memórias de um Suicida, eleito, em 2000, um dos dez livros espíritas mais importantes do século XX. Camilo Cândido Botelho, ilustre romancista, vê-se atormentado pela escuridão que uma súbita cegueira lhe impõe e, desesperado, precipita-se no abismo do suicídio. Só que a morte não extingue a vida, e ele se depara com uma realidade ainda mais dolorosa do que a anterior. Surpreendido por um grupo de criaturas sinistras, vê-se em meio a outros suicidas, sofrendo as mais penosas agressões. A partir daí, é hora de procurar ajuda e encontrar o caminho da superação.
Na segunda peça, está em pauta a poesia mediúnica, um assunto que divide opiniões entre literatos e admiradores da arte. O debate se volta para a coletânea Parnaso de Além Túmulo, do então comerciante mineiro Chico Xavier, que trazia a assinatura de diversos poetas mortos. A busca pela verdade leva José Plácido, Gumercindo e Carolina Ferreira a uma investigação cada vez mais profunda sobre os estilos poéticos e sobre a vida de Xavier. Charlatanismo, inconsciente ou mediunidade? A conversa evolui para debates e finalmente para desentendimentos, enquanto eles degustam xícaras de café ‘DuBão’, servido pelo carismático e atrapalhado garçom Perácio. Ao longo da trama, fatos marcantes da vida do médium mineiro trazem ao palco a sensibilidade e a emoção que marcaram sua vida. O texto do jornalista Romário Fernandes e do oficial militar do Corpo de Bombeiros Edir Paixão, com a colaboração do diretor e dramaturgo Reginauro Sousa, traz uma bela reflexão sobre a vida e a obra do “Mineiro do Século”.
Os ingressos estão sendo vendidos na Livraria Ramiro Gama na Federação Espírita Piauiense no horário comercial. Maiores informações pelos telefones: (86) 3221-2500/8812-7091/8804-2847/9928-0034.
Nenhum comentário:
Postar um comentário