A Câmara Municipal de Parnaíba em sua última sessão do mês de abril (15.04), recebeu os espíritas parnaibanos, para juntos homenagearem Chico Xavier pela passagem de seu centenário de nascimento.
A solenidade teve início as 19:30 horas, com a participação dos representação das oito instituições espíritas de Parnaíba e vereadores do legislativo parnaibano.
O presidente da Câmara, João Câncio Neto, abriu a solenidade reportando-se as comemorações ocorridas em todo o Brasil por diversas instituições, inclusive no Senado Federal e que Parnaíba, atenta as comemorações e atendendo a solicitação do movimento espírita, não poderia deixar de participar desse momento importante para o cenário nacional, pelo muito que representou Chico Xavier, não só para o movimento espírita, como também, para a sociedade, pelos exemplos de amor e de caridade por ele exemplificados.
A cantora Vera Lúcia da Costa Ribeiro, abrilhantou a solenidade com músicas de sua autoria: o Pai Nosso em forma de prece musicada e a música - Seguindo a Caridade - em homenagem a Chico Xavier.
Dora Rodrigues, coordenadora de divulgação do movimento espírita, lembrou o trabalho do médium, Chico Xavier, materializando as idéias dos espíritos através dos inúmeros livros psicografados; do consolo aos familiares em dor diante da perda de entes queridos; da caridade aos mais necessitados e da caridade maior à Doutrina Espírita: a divulgação, através das inúmeras obras deixadas pelo médium.
Na sequência, Marco David da Silva Nery, 3º vice-presidente da Federação Espírita Piauiense, falou sobre a importância de tão singela homenagem para o movimento espírita da cidade de Parnaíba e apresentou de forma sucinta, a Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto. Encerrando sua fala, agradeceu em nome da Federação Espírita Piauiense, na pessoa de sua presidenta, Rosa Maria, a homenagem do Poder Legislativo parnaibano.
Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara Municipal lembrou o ensinamento de Chico Xavier – tolerância – como uma das práticas a ser vivenciada dentre os membros daquela casa e fez referência ao livro sobre o filme - Chico Xavier - narrando interessante fato vivenciado entre Chico Xavier e alguém que buscava aconselhamento e finalizou dizendo que, independente da crença de cada um, o que deveria ser buscado por todos naquela casa, era a prática do bem.
Encerrada as homenagens, o cerimonial fez o anúncio de um coquetel que seria servido aos presentes, oferecido pela Prefeitura Municipal de Parnaíba, através do vice-prefeito municipal, Florentino Veras Neto, que não pode estar presente em virtude de viagem a capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário