quarta-feira, 4 de março de 2009

Brasil lança novo contraceptivo

SÃO PAULO (Folhapress) - A exemplo dos Estados Unidos e Europa, o Brasil começa a experimentar, hoje, um novo tipo de contraceptivo definitivo, que surge como alternativa ao método tradicional de esterilização pela laqueadura. A novidade será lançada, às 9h, pelo Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, onde dez pacientes serão as primeiras a serem submetidas a esse novo contraceptivo. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a médica-chefe do Serviço de Endoscopia Ginecológica do Hospital do Servidor, Daniela de Baptista Depes, trata-se de um dispositivo à base de titânio, importado dos EUA, com espessura equivalente a um fio de cabelo e 4 centímetros de comprimento. Esse produto é introduzido via vaginal com o uso de um endoscópio até o tubo uterino, impedindo o movimento de captação dos óvulos e o contato desses com os espermatozóides. Isso evita que a mulher possa engravidar.

“Isso é feito em cerca de cinco minutos, num ambulatório, sem cortes, sem anestesias e não requer, como no sistema tradicional, que a mulher fique afastada do trabalho por 15 dias’’, disse a médica, ao comparar as vantagens do novo método à laqueadura - processo que dura mais de uma hora e exige três incisões na barriga.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário