sábado, 18 de abril de 2009

Dia Nacional do Espiritismo

Dia 16 de abril é comemorado o Dia Nacional do Espiritismo instituído pelo projeto de lei 291/07 de autoria da deputada Gorete Pereira. A data escolhida é uma homenagem ao dia em que Allan Kardec na França, em 1857, lançou o Livro dos Espíritos, marco inicial da doutrina espírita. Considerada a base do espiritismo, a obra aborda a existência de Deus, a vida após a morte, a reencarnação, as leis morais e a vida futura.

Segundo a presidente da Federação Espírita Piauiense, Rosa Maria Araújo, o Brasil é o país que reúne o maior número de espíritas em todo o mundo, em torno de 2,4 milhões de adeptos segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Estima-se em 30 milhões o número de simpatizantes do Espiritismo no Brasil”, disse.

Atualmente, o Piauí conta com 62 centros espíritas, a metade deles em Teresina que atendem, mensalmente, em torno de 12 mil pessoas por mês, através de assistência e serviços, como creches, por exemplo.

As primeiras manifestações do espiritismo no Piauí aconteceram no final do século XIX e em 1903 surgiu em Amarante, o primeiro centro espírita do Estado. Também na mesma cidade que foi edital o primeiro jornal espírita do Estado denominado “A Cruz” dirigido por Sátiro Castro.

Rosa ressalta que o espiritismo respeita todas as religiões e costumes como também valoriza todos os esforços para a prática do bem. “Trabalhamos principalmente pela paz entre todos os homens da humanidade", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário